COMO FAZER MINHAS SUCULENTAS FICAREM COLORIDAS?

A maioria das suculentas é verde, mas algumas variedades podem adquirir tons de vermelho, rosa ou roxo quando estressadas. Essas suculentas que podem exibir cores vibrantes além do verde incluem alguns aloés, aeoniums, crassulas, echeverias, sedums, kalanchoes, sempervivums e euphorbias. Uma exceção são os agaves, que normalmente não exibem nenhuma outra cor além do verde. Este artigo explora como podemos fazer com que nossas suculentas exibam cores vibrantes sem danificá-las.

EXPOSIÇÃO AO SOL

Algumas suculentas podem mudar ou perder as cores vibrantes que tinham no momento da compra. Alguns podem desbotar lentamente para o verde em alguns meses, especialmente quando cultivados na sombra ou em áreas que não são naturalmente bem iluminadas. As suculentas precisam de luz solar intensa o dia todo ou pelo menos 6 horas por dia para ficarem “estressadas” e exibirem suas cores brilhantes. Se você cultiva suculentas dentro de casa, as janelas voltadas para o sul são essenciais para permitir que suas plantas recebam luz solar suficiente, cresçam de forma saudável e mantenham sua vibrante cor vermelha/rosa. Certifique-se de que não haja objetos como árvores ou edifícios que impeçam a luz natural de suas suculentas.

TEMPERATURAS
As suculentas tendem a preferir um clima temperado com temperaturas variando de 15°C a 30°C. Alguns podem tolerar temperaturas tão baixas quanto 5°C ou tão altas quanto 40°C. Os jardineiros às vezes usam essas temperaturas extremas para “estressar” suas suculentas e fazê-las mudar de cor. Altas temperaturas de 30°C a 40°C às vezes podem ajudar a manter as cores profundas de muitas suculentas, especialmente para suculentas macias. À medida que as temperaturas caem (mas permanecem acima de 5°C), você notará que muitas cores começarão a se intensificar. Essas cores são acentuadas pelas temperaturas frias (mas não congelantes) durante um longo período de tempo. Esteja ciente de que temperaturas muito baixas ou muito altas podem prejudicar suas suculentas. Temperaturas inferiores a 5°C ou superiores a 40°C nunca são recomendadas.

 

MISTURA DE SOLO

Certifique-se de que seu solo seja poroso e bem drenado com pelo menos 50% de matéria inorgânica. Se a mistura do solo for muito orgânica, o que significa que contém muita turfa, a planta não poderá crescer bem. Adicionar mais condicionadores de solo, como perlita ou pedra-pomes, pode melhorar a drenagem, promover a saúde das raízes e prevenir o apodrecimento. Lembre-se de que suas suculentas só conseguem manter suas cores vibrantes se estiverem prosperando em boas condições, esta muito bem explicado no Manual Cactos e Suculentas com muitas receitas de diferentes tipos de substrato.

ÁGUA
A maioria das pessoas não sabe que as suculentas que são regadas regularmente muitas vezes voltam a tons de verde. Aqueles que receberam um pouco menos de água do que o normal tiveram que armazenar água dentro das folhas para que elas ficassem mais gordas, mais suculentas e tendessem a “corar” ou mudar de cor. Portanto, tente manter suas suculentas com sede e deixar o solo ficar completamente seco por algumas semanas depois do horário normal de rega para ver se a mágica acontece. Mas tenha cuidado e não “estresse” muito ou você causará danos às suas queridas plantas.

TAMANHO DO RECIPIENTE
O tamanho certo dos recipientes também pode ajudar a manter a cor vibrante das suculentas. Tente não colocar suas suculentas em vasos pequenos dê-lhes espaço suficiente para crescerem e se espalharem. Ao mesmo tempo, não exagere nas suas suculentas. Ser plantado em um vaso muito maior que a suculenta pode atrapalhar seu crescimento porque as raízes se espalham antes que a suculenta tenha tempo de alcançá-la. Além disso, vasos grandes contêm muita água extra e promovem o apodrecimento das raízes, enquanto vasos menores contêm menos terra, o que pode acelerar o processo de drenagem após cada rega. Normalmente deixar um espaço de cerca de meia polegada entre a suculenta e a borda do recipiente seria ideal para a saúde da sua planta e a cor que ela apresenta.

Saiba mais sobre como nutrir e desfrutar de muitas suculentas lindas e dicas inteligentes de decoração com nosso Manual Cactos e suculentas. Adquira agora !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima